Adrian Grima

Malti | English | Português | Italiano | Français | Deutsch

Um dos mais importantes nomes da literatura maltesa contemporânea, Adrian Grima (Malta, 1968) é autor de contos, ensaios e poesia.

Um dos mais importantes nomes da literatura maltesa contemporânea, Adrian Grima (Malta, 1968) é autor de contos, ensaios e poesia.

O seu livro de poesia Klin u Kapriċċi Oħra (KKM 2015) foi traduzido para inglês e publicado em Malta e em Mumbai, India (Paperwall Media & Publishing, 2017). A sua obra encontra-se também traduzida e publicada em árabe, francês, alemão e italiano. A sua primeira antologia poética em maltês, It-Trumbettier (The Trumpeter, 1999), obteve o segundo lugar no Prémio Tivoli Europa Giovani para livros de poesia publicados na Europa em 1999, e com o livro, em co-autoria, com Immanuel Mifsud, Riħ min-Nofsinhar (Vento do Sul, 2008) ganhou o prêmio especial do Conselho Nacional do Livro de Malta. O seu título mais recente é Skizzi għas-Sette Giugno, uma antologia poética com música de jazz, composta por Dominic Galea. Adrian Grima é fundador da Inizjamed e foi Director do famoso Festival Mediterráneo de Literatura de Malta, entre 2007 e 2018. É Professor Associado de Literatura Maltesa na Universidade de Malta e Leitor convidado na INALCO, París. Herdeiro da bela linhagem de poetas malteses e com profunda paixão pela sua região geográfica, o trabalho de Grima desenvolve-se amplamente no contexto das representações literárias do Mediterrâneo.